Conservatório

DESPORTO ESCOLAR

O Programa do XIX Governo Constitucional assume o Desporto como uma componente essencial do desenvolvimento integral dos cidadãos. Nesse sentido, no âmbito da educação, ganha especial relevância a dinamização do Desporto Escolar enquanto estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis. O Conservatório de Música Calouste Gulbenkian ao associar-se a este projeto visa "enriquecer" a sua oferta educativa, proporcionando o acesso à prática desportiva regular de qualidade, contribuindo para apromoção do sucesso escolar dos alunos, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

Tendo em vista a realidade escolar do Conservatório, todos os constrangimentos ao nível dos espaços desportivos adequados à prática de atividade física e os benefícios da mesma no tipo de população abrangida, a modalidade contemplada foi a Natação. Os seus benefícios são diversificados, sendo aconselhado para pessoas com problemas de coluna/posturais, obesidade e depressivos. Favorece um desenvolvimento do corpo harmonioso, ajuda a libertar tensões, reduz o risco de episódios cardiovasculares, melhora o sistema respiratório, fortalece as articulações e potencia o autoestima. Além dos benefícios fisiológicos, neurológicos e psicológicos este tipo de atividade na forma em que se encontra estruturada, potencia a vertente competitiva, respeitando a rivalidade entre concorrentes individuais ou coletivos, com vista à obtenção de um ganho, segundo regras ou normas que lhes são comuns e que determinam os comportamentos autorizados. Ajuda assim, a desenvolver também valores como o respeito, a cooperação, a solidariedade, entre tantos outros considerados como preponderantes para a formação enquanto ser humano!

No nosso grupo/equipa contamos com a participação dos alunos não apenas como atletas, mas também como juízes/árbitros. Até ao momento, os resultados são bastante positivos, tendo o Conservatório conseguido representações no pódio em várias provas. Neste sentido, os nossos alunos/atletas estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido.

"O Desporto tem a força de mudar o mundo."

Nelson Mandela

Pesquisar no site